05/06/2012

O gênio da raça


Meu avô, de quem herdei a Bíblia e o nome, sempre dizia frases curtas e incompreensíveis na época em que eu era criança.
Um delas, A ESPERTEZA E A  MALDADE SÃO ANIMAIS QUE, QUANDO CRESCEM MUITO, ENGOLEM O PRÓPRIO DONO.
Não faziam muito sentido, pois não conhecia esses animais no sítio onde morávamos. Em todo caso, melhor ficar alerta para não criar essa espécie de coisa.

Pois eu acho que UBALDINO não teve um avô como o meu. Um rapaz simpático, bem articulado, mesmerizador nato, tinha tudo para ser um grande Líder Político da região Sul Baiana. E, quiçá, chegaria um dia ao Senado ou mesmo ao Governo, em Salvador. Mas se meteu a cultivar essa espécie de animal e ... tá na roça, como dizem por aqui.

Passou tanto tempo se preocupando em atacar o atual prefeito, eleito legitimamente, que esqueceu de um detalhe muito importante: OS RESULTADOS NÃO O AJUDARAM EM NADA A SE LIVRAR DAS ACUSAÇÕES DO QUAL É "VITIMA", E NEM O RECONDUZEM À TÃO SONHADA TRILHA POLÍTICA DA QUAL FOI DEFENESTRADO. Esqueceu que destruir um opositor não o eleva a nada, pois outros surgirão para substituir o Prefeito eleito. 

Neste atual momento político de pré campanha eleitoral em Porto Seguro, tudo o que ele fez foi trazer de volta JÂNIO NATAL, que percebeu a lacuna deixada por ABADE,  e CLÁUDIA, de Eunápolis, para ocupar a tão sonhada cadeira de Prefeito.

É correto o fato de que UBALDINO ainda detém um grande rebanho eleitoral. Gente que agradece por ter um pedacinho de chão por causa de um "simples" voto dado num dia de eleição. Ou pelas migalhas de bolo catadas no chão, numa festa de aniversário, regada a som alto o suficiente para derreter qualquer neurônio pensante. 

Mas é correto também que, por ser fraquinho, nosso CÓDIGO PENAL, é sempre possível ficar fora das grades, enquanto o condenado tiver recursos para pagar Advogados sabidos.

Eu acho uma pena ele não ter tido um avô como o meu. Vai que um dia os recursos acabem.