07/06/2012

Amor é isso ai.


Todos amam odiar Abade.

Quem saiu de Porto Seguro em 2008 e volta hoje, em meados de 2012, encontra muita coisa nova e muita coisa mudada nesta cidade. São coisas pontuais, mas bastante importantes.

Feirinha transformada em praça de esporte. Escolas novas e outras reformadas. Bairros inteiros asfaltados. Invasões com Caixa D´Água para servir a população. Hospitais e Postos de Saúde novos ou reformados. Aeroporto Reformado. Um Bairro novinho em folha, chamado Vila Valdete, para seis mil pessoas ou mais. Até mesmo uma fábrica de sapatos instalada e funcionando, num dos bairros mais problemáticos, chamado Paraguai. Um Mercadão Municipal que substituiu uma feira infame e lamacenta...

Fora uma máquina administrativa muito mais azeitada e eficiente, onde os recebimentos não são mais feitos na boca do caixa, com carimbos suspeitos.

Problemas ainda existem? Claro que sim. Afinal, coisas que se acumularam em cinco séculos não podem ser resolvidas em apenas dois ou três anos. Acredito que, em menos duas décadas, e sob a direção de gente motivada, este município não alcançará seu status merecido.

Eu gosto de balsa e ônibus lotado por ter a oportunidade de ouvir o povão falando. A frase “ABADE NUNCA MAIS” é um bordão tão bem ensaiado que, mesmo quando eu pergunto para os reclamantes qual o motivo dessa revolta contra o Prefeito, a resposta é um bordão também: ESSE ABADE NÃO FEZ NADA. SÓ ENGANOU A TODOS COM PROMESSAS, E NÃO CUMPRIU NADA DO QUE PROMETEU.

Diante da pergunta sobre essas obras que citei, as pessoas respondem que elas são porcarias e serviram para desvio de dinheiro público. “Provas? Pra quê provas? Todos veem isso.”
Esclareço que quando faço as perguntas me faço de turista ou visitante. Assim não preciso argumentar ou discutir.

Mais interessante é conversar com pessoas que não podem ser consideradas povão. Dessas que não ouvem rádio. A conversa muda um pouco. Reconhecem que Abade é o Prefeito que mais fez pela cidade nestes últimos mandatos, mas que não votariam mais nele por um motivo mais prosaico: ABADE NÃO É SIMPÁTICO, NÃO DÁ TAPINHA NAS COSTAS, GOSTA DE MANDAR E NÃO DE LIDERAR. E É AUTOCRÁTICO ALÉM DA CONTA.

Não quero me alongar no texto por saber que meus cinco ou seis fiéis leitores não tem muita paciência para ler teses e nem calhamaços.

Mas, cá entre nós, mais uma vez meu avô pode ter razão quando dizia que é impossível encontrar alguém vomitando coisas que não comeu.

Sei lá, meu avô era meio radical em seus ditos.